12 de nov. de 2010

Panorama dos Sites Educacionais Brasileiros - Parte 3 Final

Continuando com o exercício de enxergar o lado crítico, mas também de entender novas possibilidades de trabalho digital, vamos finalizar os estudos com os próximos sites acadêmicos: Unicsul, Oswaldo Cruz, São JudasTadeu, Casper líbero, Fgv, Ibmec, Uniban e Faap.

> Unicsul: http://www.cruzeirodosul.edu.br

Apesar da interface buscar a redução do volume de informação, através das áreas distintas bem isoladas através de padrões visuais e cores, acaba pecando na navegação fragmentada e em muitos casos, seu clique sai do site, perdendo a continuidade e aderência de marca (vide pós-graduação).




> Oswaldo Cruz / http://www.oswaldocruz.br

Com o slogan "Muito além do diploma", não entendi se é proposta do "além", se está "longe" ou se está "acima". Não existe uma proposta visual de marca para o site, mas achei interessante o menu principal à direita (ergonomia), o box "empregabilidade" e um widget do twitter - ações que propõe uma aproximação.




> São Judas Tadeu: http://www.usjt.br/

Idem à instituição anterior, seu projeto de direção artística é nulo. Além disto, alguns pontos a considerar: menu horizontal no topo é frustante, pois poderia ter desdobramento de sublinks, a lateral "central de mídia" apresenta alguns ícones não-perceptivos, e há muitos hiperlinks textuais que não são agrupados em categorias-chave.




> Casper Líbero: http://www.casperlibero.edu.br/home/

Direção de arte nula. Parece muito com um daqueles casos que o site inteiro foi planejado pela equipe de TI, composto por 2 pessoas. Começamos pelo menu principal, o primeiro rótulo é "Cásper Libero" com seu primeiro sublink "Institucional". Depois, vejamos o menu lateral...o primeiro rótulo é "Faculdade" com seu primeiro link "Biblioteca". Ficou claro? Ano 2011, redes sociais, hipermídia, convergências...?




> Fgv: http://portal.fgv.br/

Notei a preocupação pelo degradê cinza logo no topo, está querendo me falar em gradação, somada com as fotos "originais" de alunos bonitos com seus ternos. Pecou: box "localizar cursos" precisa de um clique para começar. Campo de busca "fora de contexto". O pior é o volume de links avulsos no rodapé, desanimando qualquer interesse e curiosidade em descobrir algo por trás de tanta frieza. O mundo dos negócios é dinâmico?




> Ibmec: http://www.insper.edu.br/?gclid=CKzH8MTry6QCFYyRzAodRVJ7Dw

Direção de arte? nula. No topo temos o primeiro link "conteúdo". O que seria? Também temos um campo de "busca". Para quê? Novamente, no menu principal do topo, o primeiro rótulo "Institucional". Seria o site orientado a investidores? à imprensa? Acho que não.




> Uniban: http://www.uniban.br/portal/

Direção de arte? isso mesmo. O primeiro espaço óptico ao lado direito do menu: RA/RGF/SENHA/BOTÃO PEQUENO "OK". O que seria isso? É login de aluno? Novamente...o primeiro rótulo do menu à esquerda: Institucional. Note também o box no miolo à direita: "TV UNIBAN". O que temos? hiperlinks textuais. Vale registrar também o rodapé, completamente sem contraste para motivar qualquer clique.




> Faap / http://www.faap.br/

Direção de arte? Inexistente. Apesar de ser uma das mais tradicionais, falta muito em interface. Exemplo:No miolo, temos um rótulo "Novidade" com link "Conheça melhor a FAAP. Assista aos novos vídeos institucionais", totalmente fora de contexto e sem qualquer persuasão. O restante é similar.



Encerrando a missão, gostaria de agradecer a você que leu, e proponho uma reflexão: Quando tivermos a oportunidade, faremos diferente? Pense nisto ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário