26 de nov. de 2010

Sites Educacionais - Referências de Design

Após ter concluído a missão expedicionária pelos sites acadêmicos das principais instituições paulistanas, me recorreu a vontade de complementar com o que ficou faltando: Mostrar o que é bom. Novamente, se você conhece a famosa expressão "forma segue função", e leu os posts anteriores, acentuo que a preocupação com o "tipo" de visitante deve ser a principal direção quando falo em "aplicação artística" às interfaces, claro, somando usabilidade, ergonomia e tecnologia à experiência de navegar, consumir e compartilhar.

São dois os exemplos que gostaria de compartilhar: Full Sail University e Art Center College of Design. Então, como diz Big John McCarthy: "Let's get it on!"...


> Full Sail University, USA (Florida)















"Full Sail’s mission is to provide students with an innovative style of education – delivered by a staff of dedicated individuals – that addresses the career opportunities available in the ever-growing and constantly-evolving fields of entertainment media. " De fato, percebemos esta verdade ao chegar na home-page, com seu nível de ousadia e inteligência, proporcionando uma ambiência audiovisual muito rica, orientada por uma direção artística "na medida".

Perceba os tons cromáticos, o isolamento do logotipo, o menu principal onde "Programs" é o primeiro item, com desdobramento de camada ao mouseover, apresentando imediatamente uma resposta ao seu interesse com uma camada de sublinks devidamente separados em categorias pertinentes ao contexto.

A grande área de destaques que apresenta "Sportlight", "New", "Careers"...consegue de forma fotográfica e texto sintético, apresentar os maiores valores da instituição, e vende muito bem o interesse de lá estar e participar. Navegue, veja, toque! e me conte!


> Art Center College of Design, USA (Pasadena)



"A leader in art and design education, Art Center College of Design challenges students through a trans-disciplinary curriculum that explores socially responsible, creative and design-based solutions to real-world issues."

Com uma grande aplicação fotográfica durante todo o percurso, a navegação deste site se apresenta muito objetiva e sempre orientada por desdobramentos de links na mesma tela, permitindo uma rápida leitura, e não desgastando o interator em busca de informações.

Note a A.I. com os primeiros links visuais na home-page : Dotted Line Blog (link para blog), Student Profiles (!), Admissions, Gallery (!), Events (!) e Video Tour (!). Legal? Muito legal quando você clica em qualquer item e nota a valorização do seu click, como em Gallery. Vá em frente, experimente!

E então, podemos concluir que "Direção de Arte" é descartável, fundamental ou vital? Entre diferentes aspectos e formas de trazer resultados na web, você acredita que ela realmente faz diferença?

Sempre pensantes, assim é nossa peregrinação em busca de dias melhores. Obrigado pela leitura ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário