28 de dez. de 2009
Um brinde a 2010!
20 de dez. de 2009
E por falar em Cores...
O site brasileiro é muito bonito e ainda apresenta pesquisa e referência iconográfica de cores que servem não só para paredes de tijolos, mas também se você for levantar alguma em pixels, pode passar por ali para se inspirar nos profissionais renomados da Coral.
11 de dez. de 2009
Pantone apresenta sua "Cor do Ano 2010"
Mais sobre a gema da Turquesa aqui no wikipedia.
19 de nov. de 2009
Audiovisual Total? Ok!
Mas, incrível é pouco, falar sobre a dinâmica interativa é uma experiência que abusa do vídeo na web e sua linguagem dialética, aliada a um design de interfaces ergonomicamente super bem planejado pela The SuperGroup Omnimedia. Congratulations guys! Aí está a vanguarda da web empurrando os sites no modelo "foto + texto" para o teto do mundo.
23 de out. de 2009
A Web na Noite Paulistana : Geni Club
Seu mais recente trabalho para web acaba de ser inaugurado e reforça o posicionamento on-line do Geni Club, o famoso casarão vermelho e cor-de rosa (foto abaixo) na rua Bela Cintra em São Paulo, que ostenta também um cardápio etílico/musical bem interessante.
>> Max, me diga uma coisa: Após 8 anos planejando e executando importantes trabalhos na web, como tem sido este aprendizado e oq vc espera para os próximos anos?
Após 8 anos eu percebo que as mudanças ocorridas na web foram sem dúvida as mais dinâmicas se comparadas a qualquer outra mídia. Há 8 anos atras um website era puramente institucional, revelando a marca e seus produtos. Hoje a relação com a mídia social, os aplicativos e a maneira que o empresário percebe a internet é muito mais profissional e exigente. Eu enxergo a web como a ferramenta certa para cada negócio, seja para uma casa noturna ou uma indútria. As soluções estão aí ao alcance de todos.
>> Falando sobre o website do Geni Club, conta como foi o processo de redesign e a direção de arte que, pelo que pude notar, trabalha uma multimídia com estilo art deco, certo?
O Geni Club faz parte de um cenário da Augusta que foi revitalizado nos últimos anos, com um público jovem A B. A tendência visual da casa foi traçada por 8 renomados arquitetos, desta forma tivemos muita referência para criar. Acho que conseguimos mostrar um pouco o estilo da casa com o novo website (screen abaixo).
>> Para encerrar, sei que a Triarts também trabalha com 3D e outras soluções interessantes, quais são elas e como se encaixam para a web?
Há quatro anos pesquisamos e desenvolvemos técnicas ligadas à estereoscopia, desenvolvemos alguns produtos e em sua maioria criamos uma roupagem moderna para efeitos antigos como o anaglifo (3D com óculos) e o estereoscópio. A utilização das técnicas através do monitor é perfeita pois a luz otimiza o resultado. Desta forma é lúdico e moderno usar as técnicas na web. O mercado publicitário procura e gosta destas soluções. Acabamos de lançar um vídeo viral cromático para a LG e muitas boas novidades estão chegando!
24 de set. de 2009
Para entender a Internet
15 de set. de 2009
A era Pré-Web brasileira, com Alexandre Wollner
Abaixo disponibilizo para seu deleite uma magnífica produção dirigida por Gustavo Moura e coordenado por André Stolarski, com patrocínio da Petrobrás, onde esse grande mestre fala sobre seu cotidiano, desafios e visões sobre a profissão.
Nosso quadro de pintura, ou melhor, prancheta, ou mais precisamente chamada como Monitor também pode ser formatado por um grid técnico que respeita as limitações de seu meio e trabalhado por diferentes formatos. No próximo post ;)
31 de ago. de 2009
Escalas Pantone e a Cor do Ano
A praticidade de se escolher uma cor inicial "na mão", folheando por este universo mágico, com o passar do tempo, é uma prática talvez até mais interessante do que se manter o tempo todo no digital. Além disto, vc pode levá-la ao seu cliente e já obter uma intenção visual assertiva para a paleta de seu próximo projeto.
Eu particularmente me inspiro e obtenho suporte de tecnologia e até tendências cromáticas direto da fonte, e já que 2009 está praticamente encontrando sua "deadline", ainda dá tempo:
PANTONE 14-0848 Mimosa / Mimosa Transmite Esperança e Tranqüilidade em um Clima de Mudança
16 de ago. de 2009
File 2009 - Symposium e Instalações
Novas formas de pensar, projetar e disponibilizar conteúdo em rede onde estética vanguardista e interação sensitiva foram KING, para mim e outros que vi fazerem careta lá por estas 03 magníficas obras:
@@ Complexidade Organizada - Luis Felipe Carli, BRASIL
Interação pelo toque dos dedos em uma tela sensitiva, achei fantástica a composição visual dinâmica orgânica multicolorida, realmente me pareceu "viva". Este trabalho também foi discutido/apresentado no Symposium na sexta/31/08 às 15H30 pelo Luis (foto abaixo), e foi muito interessante também conhecer mais sobre sua pesquisa.
@@ Protomembrana - Marcel-Lí Antúnez Roca, ESPANHA
Fazia tempo que não ria tanto com um brinquedo destes! Se vc não foi ainda, não perca a oportunidade de tirar uma foto com outra pessoa e ver oq acontece! Destaque para a conexão de foto com filme pré-produzido.
@@ Autorathy - Ricardo Nascimento, ÁUSTRIA
De todos os trabalhos interativos, conceitualmente, este me chamou muito a atenção. Não só pela integração escalável entre voz e vídeo, mas pela simbologia de poder embutida na relação entre decibéis. Como funciona? Basicamente, quanto mais alto vc fala, menor fica o policial. E não é só isso.
Fora das instalações e ainda no Symposium, foi um prazer ouvir a Milena Szafir (foto abaixo) falar sobre o "Manifesto 21.tv" e suas possibilidades de acessibilidade criativa às massas.
26 de jul. de 2009
Burle Marx : A Permanência do Instável
Mais do que uma gigantesca aula de arte brasileira, temos um artista multifacetado que se dedicou (com sucesso) a inúmeras atividades como desenho, pintura, gravura, design de jóias, tapeçaria e botânica, muitas vezes com forte engajamento político a favor da preservação do meio ambiente.
Sim, e vc agora pergunta: Oq isso tudo tem a ver com direção de arte para web? Eu te digo: quase tudo. Revisitar o passado, ver outras formas de se perceber a arte, conhecer melhor seus artistas nativos, pesquisar sobre o Brasil e prestigiar os eventos de arte são, no mínimo, outras maneiras de alimentar nossa fome de idéias, de retroalimentar seu potencial criativo e entender que, seja qual suporte for...sempre haverá manifestação.
E vamos nós...estou ansioso pelo FILE, quero comentar algo aqui em breve ;) E vc, oq pensa?
22 de jul. de 2009
Wazzup em Cyber Cannes?????
Além da idéia estupenda, aquela que mexe com a tua boca, com teu ego, te faz tocar e espalhar; temos uma D.A. pautada no mundo real audiovisual com pitadas metafóricas - oq é sem dúvida uma grande sacada, em tempos de youtube x televisão convencional.
Em tempo: O número de pessoas com acesso à internet no Brasil ultrapassou a barreira de 40 MILHÕES, vide IBOPE-NetRatings :)
File 2009
Confira lá o trabalho "Stickerlog - um registro da história, produção e disseminação dos stickers", trabalho premiado de Design Digital pela Univ. Anhembi-Morumbi em 2008.
3 de jul. de 2009
Wazzup em Cyber Cannes?
2 de jul. de 2009
Arte Minimal ou Minimalismo? Voltando...
] Donald Judd / Untitled - 1979
] Carl Andre / Equivalent VIII - 1966
] Sol LeWitt / Cubic-Modular Wall Structure, Black - 1966
O que estes trabalhos tem em comum? Cada um é uma composição tridimensional relativamente simples: todos são baseados num formato quadrado, cúbico ou retangular. Notamos o monocromático, o cartesiano, é direto, se integra facilmente com seu redor, há um respiro enorme em volta, se instalam, nenhum destes trabalhos está emoldurado ou manipulados para parecer algo que não são, há também uma percepção de ausência de vida, ou "frieza", além de uma repetição de “caracteres” que se conjugam e formam uma nova unidade maior, um parágrafo ou um capítulo inteiro, metaforicamente falando...agora nas interfaces de duas agências de design, vejamos:
] Postmachina / Amsterdam
] Sisson Studio / Brasil
Reduzindo a carga de informação visual adicional e focando na objetividade material do conteúdo, podemos encontrar uma relação. Ou não? Mais exemplos aqui :)
29 de jun. de 2009
Entrevista com Amanda Sanchez, D.A. da Grass Roots Brasil
[] Amanda, conta como é seu cotidiano profissional e quais são os principais desafios que sua direção de arte enfrenta? Você poderia comentar e mostrar algum trabalho seu para a web que achou interessante o caminho e o resultado final?
Em 5 anos que trabalho com design já vi muita coisa legal, tanto na internet, quanto na mídia impressa. A dinâmica de conhecimento de branding, mercado e o relacionamento que uma agência proporciona é imensa.
A cada cliente desenvolvo um novo projeto em uma nova área, com conceitos e identidades visuais completamente diferentes uns dos outros. Entrar em cada um desses universos é uma experiência interessante e nova.
Nesse tempo, já trabalhei com marcas de bebidas (Sagatiba, Diageo... ), tecnologia/hardware/software (Microsoft, Lenovo, HP... ), telefonia (BlackBerry, Telefônica...) e instituições financeiras (ABN Amro Bank, Finasa...).
Todos eles tiveram aspectos interessantes durante o processo, seja por ter sido um projeto global (ABN Amro Bank - para mais de 70 países), por ter incentivado e motivado as pessoas a melhorarem as suas performances (Microsoft Unique) ou por ajudar o meio ambiente e a sociedade (ECO Lenovo e Espaço BlackBerry).
[] O que vc pensa sobre a explosão da comunicação on-line focada no relacionamento coletivo?
A internet sempre esteve aí para compartilharmos informações. Os próprios blogs já existiam antes mesmo de se chamarem blogs, além dos famosos ICQ, mirc e afins.
Vejo que atualmente, as formas de se comunicar e relacionar, assim como as ferramentas web que permitem isso, evoluíram. Vemos o Orkut, Facebook e Twitter disparados em estatísticas de acessos. Muita gente foi atraída para a web por conta desses sites de relacionamento e, para muitos, infelizmente, esta ainda é sua única utilidade.
Paralelamente ao fator amigável dessas ferramentas, existem as condições mais favoráveis para o acesso à internet em qualquer lugar. Existem lan houses para quem não tem condições de acesso em casa!
Hoje vemos acontecer uma revolução via Twitter! Acredito que a grande diferença da internet, bem como da aceitação das redes sociais, está no modo como as pessoas passaram a ver a internet e qual sua importância em suas vidas. Além das linhas de códigos e layouts atraentes, estão as pessoas que os acessam... Elas sim fazem a diferença, o fracasso ou sucesso de qualquer coisa.
[] E para encerrarmos com chave de ouro...?
Cada projeto é um filho que nasce. E é necessário gerar, cuidar, criar e ver crescer. Certamente no meio do caminho pode acontecer algo que tem que ser melhorado ou cuidado com mais atenção. E é neste momento em que ocorre um grande aprendizado.
Acredito que o maior aprendizado - mais do que livros, escolas, gurus do design ou qualquer outra coisa - está na hora em que ouvimos uma crítica e sabemos levá-la para o lado construtivo; sabemos que não é só a NOSSA (designers) opinião que conta; e, principalmente, que ninguém sabe tudo sobre tudo - é necessário estarmos sempre nos reciclando e descobrindo novos caminhos.
Ah, e conheçam meu portfólio aqui e aqui também.
26 de jun. de 2009
Arte Minimal ou Minimalismo?
23 de jun. de 2009
Além do lugar comum, de fato
Este caso é um redesign experimental da revista Corpo a Corpo, umas das mais importantes no segmento nacional com foco à mulher moderna. Note como nossos novos monitores wide possibilitam ampliar uma direção de arte escalável:
E agora uma interessante aplicação visual que amplia a percepção do produto através do uso conceitual...
Para elevar a direção de arte além do lugar comum, é preciso exercer o olhar crítico em busca de novos espaços e formatos, constantemente.
E você, gostaria de apresentar algum link ou idéia interessante sobre?
18 de jun. de 2009
Além do lugar comum
15 de jun. de 2009
Maxim Brasil
Mais do que conectar arte a conceito, a direção deve guiar para algo usável, assertivo e que seja viável sua implementação futura pela equipe técnica. O exemplo neste caso fica por conta da integração swf e html na home, onde em um mesmo espaço óptico temos os principais destaques da edição corrente com um apelo fotográfico e transições vetoriais do logotipo, acoplado ao menu principal, também já grudado com a capa atual e seu convite animado para assinatura que, embora seja apenas um botão, traz a genética da revista.
O site você confere aqui ;)