26 de jul. de 2009

Burle Marx : A Permanência do Instável

Neste domingo fui conferir a belíssima mostra (fotos abaixo) "Roberto Burle Marx 100 anos: a permanência do instável", no MAM/SP, com curadoria de Lauro Cavalcanti, que vai até 13 de setembro/2009.















Mais do que uma gigantesca aula de arte brasileira, temos um artista multifacetado que se dedicou (com sucesso) a inúmeras atividades como desenho, pintura, gravura, design de jóias, tapeçaria e botânica, muitas vezes com forte engajamento político a favor da preservação do meio ambiente.
















Sim, e vc agora pergunta: Oq isso tudo tem a ver com direção de arte para web? Eu te digo: quase tudo. Revisitar o passado, ver outras formas de se perceber a arte, conhecer melhor seus artistas nativos, pesquisar sobre o Brasil e prestigiar os eventos de arte são, no mínimo, outras maneiras de alimentar nossa fome de idéias, de retroalimentar seu potencial criativo e entender que, seja qual suporte for...sempre haverá manifestação.

E vamos nós...estou ansioso pelo FILE, quero comentar algo aqui em breve ;) E vc, oq pensa?

22 de jul. de 2009

Wazzup em Cyber Cannes?????

Ignite your Creativity! Essa foi a "frase de ordem" em Cannes este ano, e sem dúvida, parece ter sido mais difícil ganhar. No problem, this is life! Quero mostrar o brilhante trabalho da DDB BRASIL que emplacou um Bronze com a peça "JUMP HIGHER, FEEL BETTER" para a COMPANHIA ATHLETICA, uma das melhores academias do Brasil.

Além da idéia estupenda, aquela que mexe com a tua boca, com teu ego, te faz tocar e espalhar; temos uma D.A. pautada no mundo real audiovisual com pitadas metafóricas - oq é sem dúvida uma grande sacada, em tempos de youtube x televisão convencional.

Em tempo: O número de pessoas com acesso à internet no Brasil ultrapassou a barreira de 40 MILHÕES, vide IBOPE-NetRatings :)

File 2009

A nata da vanguarda entre arte + eletrônica agora em São Paulo, comemorando 10 anos de atividades ininterruptas! Programação aqui. Altamente recomendado para amantes de interfaces convergentes e instalações curiosas.

Confira lá o trabalho "Stickerlog - um registro da história, produção e disseminação dos stickers", trabalho premiado de Design Digital pela Univ. Anhembi-Morumbi em 2008.

3 de jul. de 2009

Wazzup em Cyber Cannes?

Já temos o suco dos melhores trabalhos na web, parabéns à SUN MRM, ALMAP BBDO, DDB BRASIL, OGILVY e FISCHER AMERICA que conseguiram emplacar ótimos trabalhos e representar o Brasil neste mundo que, cada vez mais, é digital. No próximo post quero compartilhar oq achei bacana dos winners brazucas. Fui ;)

2 de jul. de 2009

Arte Minimal ou Minimalismo? Voltando...

Se o design sempre estreitou com a arte e soube relacionar características e funções dos principais movimentos como uma intrínseca necessidade evolutiva, então para nós profissionais, discutir as semelhanças conceituais acaba, no mínimo, sendo um exercício interessante quando pontos em comum são nitidamente encontrados. Vejamos nas obras de importantes artistas americanos da arte minimal como...

] Donald Judd / Untitled - 1979














] Carl Andre / Equivalent VIII - 1966



















] Sol LeWitt / Cubic-Modular Wall Structure, Black - 1966



















O que estes trabalhos tem em comum? Cada um é uma composição tridimensional relativamente simples: todos são baseados num formato quadrado, cúbico ou retangular. Notamos o monocromático, o cartesiano, é direto, se integra facilmente com seu redor, há um respiro enorme em volta, se instalam, nenhum destes trabalhos está emoldurado ou manipulados para parecer algo que não são, há também uma percepção de ausência de vida, ou "frieza", além de uma repetição de “caracteres” que se conjugam e formam uma nova unidade maior, um parágrafo ou um capítulo inteiro, metaforicamente falando...agora nas interfaces de duas agências de design, vejamos:

] Postmachina / Amsterdam










] Sisson Studio / Brasil











Reduzindo a carga de informação visual adicional e focando na objetividade material do conteúdo, podemos encontrar uma relação. Ou não? Mais exemplos aqui :)